Redução da desigualdade e da pobreza é foco de propostas de Carlos Monte na área social

Em seu Plano de Governo Participativo, a Coligação “Juntos Faremos Muito Mais”, encabeçada pelo prefeito de Barras, Carlos Monte (PTB), traz como destaque a política de assistência social aos cidadãos barrenses. O documento, registrado no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), detalha as propostas para a continuidade e o desenvolvimento de programas, serviços e projetos de atendimentos sociais.

Com o objetivo de reduzir a desigualdade e a pobreza, por meio da execução de políticas públicas que garanta a inserção e reinserção social para as populações mais vulneráveis socialmente do município, Carlos Monte e Priscylla Lages projetam para os próximos anos garantir aos barrenses a universalidade dos direitos e a assistência com equidade e justiça. 

Como destaque no quadro de ações voltadas à Assistência Social em Barras, estão propostas que tratam sobre os direitos humanos, com a criação de uma Assessoria Municipal de Direitos Humanos, que visa coordenar, promover a discussão, a  formulação e a execução de políticas públicas direcionadas à diversidade sexual e de gênero; e realizar parcerias com ONGs que trabalham com ações para a defesa dos direitos humanos.

O acesso ao trabalho é um dos aspectos relevantes em relação ao atendimento social no município. Em seu Plano de Governo, Carlos Monte, objetiva fortalecer o Programa Acessuas Trabalho, que consiste em promover a integração de usuários da política de assistência social ao mundo do trabalho; desenvolver programas objetivando a reintegração de pessoas desempregadas ao mercado de trabalho; criar o Programa Bolsa Trabalho para estudantes de baixa renda; criar o Projeto “Mulher Empreendedora”; e implementar, em parceria com o setor privado, o projeto “meu primeiro emprego”, com objetivo de oferecer qualificação sócio profissional a jovens de 16 a 24 anos, estabelecendo uma renda de até meio salário mínimo. Todos estes projetos visam, além de aumentar o acesso ao trabalho, com a geração de empregos, fomentar o crescimento da economia local.

A inclusão digital, tão necessária neste período de pandemia, também é um dos carros-chefe do plano de governo da coligação PTB-PT. Propostas como promover, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o programa de inclusão digital através de cursos de informática básica contribuem diretamente para o processo ensino-aprendizagem e colabora com o acesso ao mercado de trabalho de jovens e adultos.

Visando promover a proximidade dos barrenses mais vulneráveis com a assistência social, o Plano de Governo apresenta propostas para levar os Centros de Referência onde a população está com a ampliação dos Centros de Referência em Assistência Social na zona urbana e a implantação do CRAS móvel na Zona Rural.

O Plano de Governo também apresenta propostas voltadas para a população com deficiência do município, como assegurar a acessibilidade das pessoas com deficiência, promovendo a adaptação gradativa de calçadas e acessos a prédios públicos, o transporte especial e promover a capacitação de familiares para a reabilitação das pessoas com deficiência.

Você pode consultar todas as propostas do Plano de Governo da Coligação “Juntos Faremos Muito Mais” no site do TRE-PI.

Tags

#buttons=(Aceitar!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Leia Mais
Accept !