Relatório aponta chuvas atípicas no final de ano em regiões do Piauí

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), por meio da Gerência de Hidrometeorologia, divulga a tendência climática para os meses outubro, novembro e dezembro em todo Piauí.

Segundo os mapas da climatologia, as chuvas que estão ocorrendo no início desse mês estão dentro da expectativa. Essas chuvas devem acontecer no início de novembro, no sul do estado. No entanto, o tempo é considerado seco e muito quente.


Nos meses de novembro e dezembro os sistemas que induzem as chuvas neste período, tornam-se mais evidentes, com média acumulada de até 200,0mm, para a região em questão.

Os mapas climáticos ainda indicam que no Piauí, na região Sul e parte da região Centro-Norte, as chuvas podem ocorrer entre valores normais a acima da faixa normal climatológica no Sul e parte da região centro-norte.

Vale ressaltar que a previsão de chuvas não afasta os cuidados para evitar incêndios.
“Em se tratando das temperaturas, no trimestre, são previstos valores de normal a acima da média climatológica”, disse a meteorologista da Semar, Sônia Feitosa.

Para esta terça-feira (19), chove no Centro-Oeste, Sudoeste e de forma isolada nas demais áreas. Ao Norte o tempo é ensolarado a parcialmente nublado com chuva isolada. A temperatura máxima fica na casa dos 39°C e a unidade relativa do ar: 35%. Na capital Teresina, o tempo é parcialmente nublado com chuva e possíveis trovoadas. A temperatura registra 36° e umidade relativa do ar registra 30%.

No Litoral /Parnaíba, o dia é ensolarado a parcialmente nublado com possibilidade de chuva isolada e fraca. Tmax:34°C; Ventos: moderados; UR:40%.

Fonte: Governo do Piauí
Tecnologia do Blogger.
google-site-verification: google2b0840f1e7609044.html