Dom José Freire Falcão, ex-arcebispo de Teresina, morre de complicações da Covid

O arcebispo emérito de Brasília, cardeal dom José Freire Falcão, faleceu às 22h40 deste domingo (26/9). O religioso estava internado no Hospital Santa Lúcia, da Asa Sul, por complicações causadas pela Covid-19. Ele tinha 95 anos. A informação foi dada pela Arquidiocese de Brasília, por meio das redes sociais. As informações são do Metrópoles.

Dom José Freire Falcão foi internado em 17 de setembro, após testar positivo para o novo coronavírus. Ele completaria 96 anos em outubro.

“Sua ausência é sentida profundamente por toda a Arquidiocese de Brasília, amigos e fiéis pela marca indelével que S. Emcia. deixou nas numerosas obras pastorais que ensejou durante os vinte anos que governou esta Igreja Particular”, escreveu a Arquidiocese de Brasília, em nota.

Ainda não há informações sobre velório.

Na manhã desta segunda-feira (27/9), o governador Ibaneis Rocha lamentou a morte do religioso. No Twitter, o chefe do Executivo disse que dom José Freire foi um dos “maiores guias religiosos” de Brasília.

História

O cardeal dom José Freire Falcão foi o segundo arcebispo de Brasília, ficando à frente da Arquidiocese entre 1984 e 2004, quando se aposentou.

Sempre fiel ao lema episcopal, “In humilitate servire” (Servir na humildade), dom Falcão ampliou o número de padres e de paróquias do Distrito Federal.

O cardeal preparou a recepção ao papa em 1991, criou a Casa do Clero e estimulou os movimentos eclesiais, entre outras coisas. Participou, em 2005, dos funerais de João Paulo II e do conclave que elegeu o papa Bento XVI.

O religioso nasceu em 1925, na cidade de Ereré (CE). Com a apoio e incentivo da família, desde cedo sonhou em ser sacerdote.



Tags

#buttons=(Aceitar!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Leia Mais
Accept !