Bebê de 1 mês morre de diarreia em abrigo no Piauí



Um bebê venezuelano de apenas um meses de idade, morreu em decorrência de uma infecção intestinal em um dos abrigos da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social de Teresina (Semcaspi). O bebê era indígena, da etnia Warão.

O caso foi denunciado por meio das redes sociais do Coletivo Piauí Indigena. O bebê faleceu no dia 08 de junho, mas somente nesse domingo (13) a imprensa teve conhecimento do caso. O bebê morreu devido a diarreia provocada por uma infecção intestinal.

A criança foi identificada como Euclide Moreno Mendoza, filho de Sophia Maria Mendoza, 19 anos e Wilmer Moreno Zapata, 27 anos. Segundo o coletivo Piauí Indigena, denunciou a falta de apoio e acompanhamento médico por parte da Semcaspi.

"Segundo as informações repassadas, a família do pequeno Euclide, nascido em Teresina, teve pouquíssimo apoio dos responsáveis pelos abrigos. Nossos parentes falam e compreendem pouco o português, e foram sozinhos ao hospital público", disse o coletivo.

A Semcaspi emitiu uma nota de esclarecimento e disse que Euclide recebeu o acompanhamento necessário. O órgão confirmou a morte da criança, que estava acolhida no abrigo Emater, localizado na BR 343, em Teresina.

De acordo com a Semcaspi, Sophia Mendonza recebeu todo acompanhamento necessário, inclusive durante a gestação e no puerpério. A Semcaspi informou ainda que o Retalório Situacional, elaborado pelo Serviço de Acolhimento Institucional (Abrigo Ka Ubanoko II – EMATER), aponta que no dia 25 de maio de 2021, Sophia Mendoza foi a UBS Estaca Zero para o encerramento do pré-natal e do acompanhamento puerperal, sob a companhia da educadora social do abrigo, e relatou não estar amamentando Euclide Mendoza e em troca estaria oferecendo o leite da marca Ninho.

"Com as orientações médicas, foi providenciado pela Semcaspi, no dia 26 de maio de 2021, o leite NAN 1, ideal para bebês da idade de Euclide Mendoza, sendo entregue ao pai, Wilmer Moreno Zapata, 27 anos de idade. Ao apresentar infecção intestinal, no dia 07 de junho de 2021, aproximadamente às 14h, Euclide Mendoza foi encaminhado para a UPA do Satélite. Ao retornar da UPA, às 17h, os pais já tinham providenciado o medicamento prescrito: paracetamol e simeticona e relataram que o médico teria pedido para substituir o leite NAN I pela fórmula infantil de nome Nestogeno", diz trecho da nota.

Ainda segundo a Semcaspi, no dia 08 de junho, às 16h, Euclide Mendoza foi levado ao abrigo CSU, para que um dos acolhidos, Lautério Perez, rezasse no bebê, ritual que faz parte da cultura deles. Embora, os coordenadores não tenham recomendado a saída da família para outro abrigo, devido ao período de pandemia, eles optaram por levar a criança para o tratamento com base em rituais religiosos. Euclide Mendoza faleceu poucas horas depois.

Veja a nota completa:

A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), por meio da Gerência de Proteção Social Especial (GPSE), confirma o falecimento de Euclide Moreno Mendoza, de um mês de vida, indígena de etnia Warao, que estava acolhido no abrigo Emater. O falecimento de Euclide Mendoza ocorreu na noite da última terça-feira, (08/06), por complicações de infecção intestinal.

A Semcaspi esclarece que a mãe de Euclide Mendoza, Sophia Maria Mendoza, 19 anos de idade, recebeu todo o acompanhamento necessário, inclusive, durante o período gestacional, com consultas pré-natal, exames iniciais que apontaram normalidade aos resultados, como ultrassonografia computadorizada. Foi prescrito e oferecido a suplementação com ácido fólico e ferro, além disto, foi encaminhada para atualizar o cartão de vacina. E recebeu o kit natalidade, composto de fraldas descartáveis e de pano, lenço umedecido, banheira, materiais de higiene e fita.

O Retalório Situacional, elaborado pelo Serviço de Acolhimento Institucional (Abrigo Ka Ubanoko II – EMATER), aponta que no dia 25 de maio de 2021, Sophia Mendoza foi a UBS Estaca Zero para o encerramento do pré-natal e do acompanhamento puerperal, sob a companhia da educadora social do abrigo, e relatou não estar amamentando Euclide Mendoza e em troca estaria oferecendo o leite da marca Ninho. Com as orientações médicas, foi providenciado pela Semcaspi, no dia 26 de maio de 2021, o leite NAN 1, ideal para bebês da idade de Euclide Mendoza, sendo entregue ao pai, Wilmer Moreno Zapata, 27 anos de idade.

Ao apresentar infecção intestinal, no dia 07 de junho de 2021,aproximadamente às 14h, Euclide Mendoza foi encaminhado para a UPA do Satélite. Ao retornar da UPA, às 17h, os pais já tinham providenciado o medicamento prescrito: paracetamol e simeticona e relataram que o médico teria pedido para substituir o leite NAN I pela fórmula infantil de nome Nestogeno.

No dia seguinte, 08 de junho de 2021, às 16h, Euclide Mendoza foi levado ao abrigo CSU, para que um dos acolhidos, Lautério Perez, rezasse no bebê, ritual que faz parte da cultura deles. Embora, os coordenadores não tenham recomendado a saída da família para outro abrigo, devido ao período de pandemia, eles optaram por levar a criança para o tratamento com base em rituais religiosos. Euclide Mendoza faleceu poucas horas depois.

A Semcaspi concedeu o suporte necessário, por meio do serviço de Benefícios Eventuais, como: auxílio funeral e auxílio de transporte, respeitando as tradições culturais deste grupo. E ainda, lamenta profundamente o ocorrido e se disponibiliza para prestar mais esclarecimentos.

Fonte: piauihoje.com
Tags

#buttons=(Aceitar!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Leia Mais
Accept !