Ministério muda decisão e Teresina vai receber 9 pacientes de Manaus

O diretor da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, afirmou na manhã desta sexta-feira, 15 de janeiro, que Teresina receberá apenas nove pacientes com Covid-19 vindos da cidade de Manaus. O número, que inicialmente era 30, diminuiu por conta da disponibilidade de vagas ofertadas por outras cidades mais próximas.

“O ultimo contato que nós tivemos agora de manhã com o Ministério da Saúde sobre a vinda dos pacientes com Covid-19 de Manaus é que das 30 vagas ofertadas pelo Hospital Universitário, o perfil de pacientes que precisarão vir são apenas nove nesse primeiro momento porque outros estados, cidades mais próximas ofereceram também a opção de internar esses pacientes”, afirmou Gilberto.

Manaus envia pacientes com Covid-19 para Teresina - Foto: Divulgação/Força Aérea Brasileira


Segundo ele, o consumo de oxigênio de Manaus para Teresina é muito alto, por conta disso, estão sendo priorizadas as cidades mais próximas. “Como Manaus está com dificuldade muito grande de oxigênio e de Manaus para Teresina há um consumo muito grande, o próprio Ministério da Saúde preferiu encaminhar prioritariamente para as cidades mais próximas onde o consumo de oxigênio no deslocamento é menor. No entanto ficaram esses nove pacientes que estarão saindo de Manaus agora de manhã e deverão chegar em Teresina por volta de 12h”, disse. 

"Reitero, a dificuldade toda é porque eles ainda não conseguiram uma quantidade de oxigênio suficiente para trazer os pacientes até Teresina, nós estamos aqui postos para fazer o atendimento inicial e o deslocamento desses pacientes até o Hospital Universitário. Todo mundo está de mãos dadas para que a gente possa prestar toda assistência que esses pacientes precisarem e da melhor qualidade possível. Nossa cooperação também será devolver todos os cilindros de oxigênio que vierem no avião, nós vamos trocar por cilindros cheios. Então nós mandaremos para Manaus a quantidade de oxigênio que o avião puder transportar de cilindro", declarou Gilberto.

Inicialmente Teresina receberia 30 pacientes de Manaus com chegada prevista para 13h de quinta-feira (15). Logo em seguida, o voo foi adiado para 18h devido a problemas na logística do abastecimento de oxigênio da aeronave. Com dificuldades, o voo foi remarcado para meia noite, mas acabou não acontecendo.

Fonte: Meio Norte
Tags

#buttons=(Aceitar!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Leia Mais
Accept !