Coronavírus: Perguntas e respostas sobre a Covid-19


Os casos de coronavírus confirmados em todo o Brasil já são mais de 1.500. O país já registrou dezenas de mortes em decorrência da doença. Rio de Janeiro e São Paulo são os estados com maior número de casos. Nas últimas semanas, autoridades das duas regiões, assim como outros estados que já contabilizam vítimas, publicaram decretos com diversas recomendações, entre elas, evitar sair de casa e fechar parte do comércio. O Barras É Notícia listou perguntas e respostas para esclarecer as dúvidas mais comuns da população. Veja:

Estou com sintomas da Covid-19. O que faço?

Se os sintomas são leves, fique em casa: hidrate-se bem, repouse e use medicamentos para febre. Caso sinta cansaço extremo, dificuldade de respirar ou febre alta por mais de 24h, procure assistência médica.

Como diferenciar a Covid-19 de uma gripe?

Não tem como saber, os quadros são semelhantes, com tosse leve, febre ou dor de garganta. Por isso, só com exame laboratorial, mas os testes agora são apenas para casos graves em hospitais.

Devo me vacinar contra a gripe?


A recomendação é tomar a vacina para diminuir o risco de infecções respiratórias e a dúvida entre gripe e Covid-19. Mas evite aglomerações, filas, mantenha distância e siga orientação da secretaria de saúde.

Estive com alguém que testou positivo. O que faço?

Esteve próximo (menos de 1,5m de distância) por mais de 15 minutos? É contato domiciliar ou do mesmo ambiente no trabalho? Em caso afirmativo, fique em isolamento domiciliar por 14 dias.

Como fazer o isolamento de um paciente em casa?

Se possível, isole-o em um cômodo com banheiro; ele deve usar máscara. Toalhas e utensílios precisam ser separados. Reforce a limpeza de todos os cômodos e a higienização das mãos de quem vive na casa.

Tenho alguém de grupo de risco em casa. Devo tomar algum cuidado especial?

Redobre a higiene; ao chegar em casa, tome banho e lave as roupas. Evite beijos, mantenha a distância. Em caso de sintomas, um dos dois deve sair de casa


Tags

#buttons=(Aceitar!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Leia Mais
Accept !