Semarh emite alertas de baixa umidade do ar e ventos costeiros no Piauí

Semarh emite alertas de baixa umidade do ar e ventos costeiros no Piauí | Reprodução

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí (SEMARH) emitiu, na manhã desta sexta-feira (15), alerta amarelo (Perigo potencial de baixa umidade), laranja (Perigo) e vermelho (Grande perigo) para o estado do Piauí, com início previsto para as 12h. Os 200 municípios em alerta amarelo, 168 em alerta laranja e 67 em alerta vermelho, devem seguir as recomendações do boletim.

O alerta amarelo refere-se à baixa umidade relativa do ar, variando entre 30% e 20%, com baixo risco de incêndios florestais e à saúde. O alerta vai até as 19h desta sexta. A Semarh orienta que, a população beba bastante água, evite desgastes físicos nas horas mais secas e evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia. As áreas atingidas estão situadas nas mesorregiões sudoeste, sudeste, centro-norte e norte.

O alerta laranja refere-se à baixa umidade relativa do ar, variando entre 20% e 12%, com risco de incêndios florestais e à saúde. Pode provocar ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. O alerta vai até as 18h desta sexta. A Semarh orienta que, a população beba bastante líquido, atividades físicas não são recomendadas, evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia e usar hidratante para pele e umidificar o ambiente. Este alerta é válido para municípios da mesorregião centro-norte, sudoeste e sudeste.

O alerta vermelho refere-se à baixa umidade relativa do ar, abaixo de 12%, com grande risco de incêndios florestais e à saúde (doenças pulmonares, dores de cabeça e etc). O alerta vai até as 17h desta sexta. A Semarh orienta que, a população beba bastante líquido, atividades físicas são nocivas em tal tempo seco, evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia e usar hidratante para pele e umidificar o ambiente, evitar bebidas diuréticas (café e álcool). Este alerta é válido para municípios da mesorregião sudoeste piauiense.

A Semarh também emitiu alerta amarelo (Perigo Potencial) para ventos costeiros com validade até o sábado (16), às 10h, com intensificação dos ventos nas regiões litorâneas, movimentando dunas de areia sobre construções na orla. O Alerta é válido para o norte piauiense, abrangendo os municípios da faixa litorânea: Cajueiro da Praia, Ilha Grande, Luís Correia e Parnaíba. Os 4 municípios alertados devem estar atentos as orientações do boletim. Em caso de urgência, entrar em contato junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Tags

#buttons=(Aceitar!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Leia Mais
Accept !