A pedido do Secretário de Segurança do Estado, Barras terá Batalhão da Polícia Militar

Governador lança as RISPs e AISPs; veja o que são e como a medida ajudará na segurança do Piauí

A pedido do Secretário de Segurança do Estado, Barras terá Batalhão da Polícia Militar

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, anunciou nesta quarta-feira (10/05) uma série de medidas para fortalecer a segurança pública no estado. Entre elas, destacam-se a criação das Regiões Integradas de Segurança Pública (RISPs) e das Áreas Integradas de Segurança Pública (AISPs), bem como o lançamento do Núcleo de Ciências Aplicadas à Segurança Pública - DataSSP em parceria com instituições de ensino.

As RISPs são unidades de coordenação e integração das forças de segurança, com foco no planejamento e monitoramento das ações das AISPs nos níveis estratégico e tático. Elas desenvolverão programas, projetos, ações e atividades de médio e longo prazo, e serão responsáveis por avaliar periodicamente os indicadores de esforço e desempenho estabelecidos pelo Secretário de Estado da Segurança Pública.

Já as AISPs são unidades territoriais compostas por cidades, bairros, vilas e aglomerados urbanos. Seu objetivo principal é promover a atuação coordenada e integrada das forças estaduais de segurança em nível técnico e operacional, seguindo Procedimentos Operacionais Padrão (POPs). Elas visam garantir o atendimento imediato ao cidadão e reduzir os índices de criminalidade, alinhadas às metas e ações de curto prazo estabelecidas pelo Secretário de Segurança Pública.

De acordo com o Secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, a medida já é adotada em quase todos os estados, como Ceará, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo, o que possibilita o compartilhamento de informações, acompanhamento de indicadores e uma gestão voltada aos resultados. 




#buttons=(Aceitar!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Leia Mais
Accept !