Header Ads

PPP do Aeroporto de Parnaíba terá impacto direto no turismo do litoral piauiense

Parnaíba é a segunda maior cidade do Piauí, com diversos polos geradores de viagem e destaca-se pelo potencial turístico. O município é uma das paradas da Rota das Emoções, passeio que inclui Jericoacoara (CE) e Lençóis Maranhenses (MA), e tem o aeroporto mais próximo da Europa.


A Parceria Público Privada (PPP) do Aeroporto de Parnaíba, com previsão de ser licitada em julho pela Superintendência de Parcerias e Concessões do estado (Suparc), vai fomentar o turismo na região litorânea do Piauí. Serão investidos R$ 112 milhões em um prazo de 32 anos de contrato que vai garantir a conservação, implantação de melhorias e operação aeroportuária de qualidade, aumentando a movimentação de passageiros no aeroporto. A cidade é a base para conhecer o Delta do Parnaíba, o único em mar aberto das Américas. O número estimado anual de visitantes na região é 1 milhão de turistas.

Segundo Luciano Uchôa, empresário do ramo de eventos esportivos, o aeroporto é fundamental para o estímulo e fomento das regiões turísticas. “No litoral, fazemos o Desafio do Delta do Parnaíba Ultra, que conta, inclusive, com apoio fundamental do Governo do Estado. Atletas de várias partes do Brasil chegam em Teresina e daí precisam conseguir uma condução para chegar à Parnaíba. Um aeroporto funcional vai estimular os atletas para correr o evento no litoral. Seria um grande incentivo, pois essa prova é única em todo o Brasil”, afirma.

O município de Parnaíba é considerado pelo Ministério do Turismo como Turístico B, ou seja, possui elevado número de empregos no setor, de estabelecimentos formais no setor de hospedagem e estimativas de fluxo de turistas domésticos e internacionais. Ademais, Parnaíba recebeu, antes da crise da Covid-19, voos comerciais ligando a cidade a pontos importantes como Teresina, Campinas e Fortaleza, operações estas que processou de 2017 a 2019 uma média de 10 mil passageiros.

Para José Roberto, da Natur Turismo, o turismo está numa crescente e a presença do aeroporto, quanto melhor estruturado, faz com que o setor se desenvolva cada vez mais bem sustentável. “Para nós, como empresários da área, isso é fundamental. Além disso, como munícipes de Parnaíba, isso vem de encontro com uma demanda nossa de termos acesso ao restante do país com uma facilidade maior, visto que a PPP vai possibilitar um aumento no número de voos para o município, melhorando nosso deslocamento para outras localidades”, destaca.

Em um dos cenários projetados na PPP mostra uma movimentação esperada, em 2050, de pouco mais de 370 mil passageiros, em função da entrada em operação de novas rotas comerciais domésticas, e também do aumento da movimentação de aviação geral. “Um dos pilares do turismo é o transporte. Ter um aeroporto bem estruturado é um viés importante e também um incentivo para atrair mais voos e linhas aéreas. As melhorias são fundamentais para esse processo de captação de voos e fortalecimento do turismo”, aponta Marcos Fonteles da Eco Adventure Tour, agência de turismo em Parnaíba.

FONTE: ASCOM
Tecnologia do Blogger.
google-site-verification: google2b0840f1e7609044.html