Saiba como está a situação dos Rios Marataoan e Longá


O rio Marataoan, em Barras, e o rio Longá, em Esperantina, estão acima da cota de alerta, segundo os dados hidrológicos da Rede Hidrometeorológica Nacional de responsabilidade da Agência Nacional de Águas (ANA), operada pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), divulgados nesta terça-feira (20).

De acordo com o boletim do CPRM, “o rio Marataoan - em Barras - registrou às 06h45 de hoje (20) a cota de 3,78 m, ou seja, 8 cm acima da cota de alerta”. No momento, para o rio Marataoan “a tendência é que o nível se estabilize nas próximas 8 horas e fique com valores em torno de 3,79 cm; ainda abaixo da cota de inundação (420 cm)”.

Já o rio Longá – em Esperantina -, que também está acima da cota de alerta, “o nível se elevará um pouco antes de começar a descer nas próximas 8 horas”. “A cota atual (do rio Longá) é de 6,92 m (52 cm acima da cota de alerta). A previsão das próximas 8 horas é que o nível fique em torno de 6,40 m, no limiar da cota de alerta (6,40 m)”.



Outros rios

O nível do Rio Parnaíba, na cidade de Luzilândia, está em situação de normalidade.

O rio Parnaíba nas Cidades de Floriano-PI/Barão de Grajaú-MA e Teresina-PI/Timon-MA também apresentam os níveis abaixo da cota de atenção, portanto, dentro da normalidade.

O rio Poti em Teresina "está com uma cota atual de 2,33 m e previsão de elevar o nível devendo, dessa forma, nas próximas 10 horas, chegar à cota de 2,42 m”.

Recomendações

Ao emitir o boletim, o CPRM recomenda que “os órgãos envolvidos com a salvaguarda das populações ribeirinhas às margens dos rios Marathaoan e Longá, especialmente no município de Barras e Esperantina, passem a também acompanhar a evolução das condições dos rios, bem como iniciem o planejamento de ações emergenciais para prevenção de perdas humanas e materiais caso os rios venham a atingir cotas acima do nível de inundação”. A
Tags

#buttons=(Aceitar!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Leia Mais
Accept !