Projeto da Nova Ceasa é um dos cinco melhores do mundo segundo a ONU

A PPP da Nova Ceasa foi o único projeto do Brasil a ser selecionado pela ONU por sua relevância social e é considerado uma conquista do país contra a fome.


A Nova Ceasa já é considerada um dos cinco melhores projetos do mundo no âmbito de Parcerias Público-Privadas (PPP) de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU). A iniciativa será apresentada oficialmente pelo governador Wellington Dias no 5º Fórum Internacional PPP da Comissão Econômica das Nações Unidas para a Europa (Unece) 2021, no dia nesta quinta (22), às 11h. No evento, os projetos serão avaliados e serão premiados os dois primeiros colocados. A população poderá participar e votar na PPP da Nova Ceasa através do site https://indico.un.org/event/31136/. A votação dura apenas uma hora.



“Inicialmente, a PPP da Nova Ceasa foi selecionada dentre 150 projetos do mundo inteiro. Mas já recebemos a informação do secretariado da Unece de que estamos entre os cinco primeiros. Isso é muito significativo para o estado. Essa visibilidade e a validação da ONU reforçam o quanto o programa é bem estruturado e desenvolvido. Isso é importante também para os projetos, pois atrai ainda mais os investidores para olhar nossa carteira e assim podermos oferecer ainda mais serviços de qualidade”, explica Viviane Moura, superintendente do Programa de PPP Piauí.

 

O objetivo do Fórum este ano é destacar os planos de recuperação para cidades, por meio de projetos regionais de desenvolvimento que possam atender aos desafios da construção de um novo normal. Um dos projetos sociais de destaque da PPP da Nova Ceasa é o Banco de Alimentos, criado em 2018 com o objetivo de captar, triar e distribuir alimentos para mais de 7 mil pessoas em situação de vulnerabilidade, atuando de forma constante e consistente no combate à fome. Desde a criação do Banco, 550 toneladas de alimentos foram arrecadadas entre os permissionários.




Devido à pandemia da Covid-19, o Fórum Internacional PPP será híbrido, e a maior parte será realizada remotamente. “Conclamamos a população a se engajar nessa Campanha, levando o Piauí e o Brasil para o mundo. Usem a hashtag #PiauiNaOnu nas redes sociais e compartilhem o site da campanha piauinaonu.com.br”, convida Viviane.

 

Nova Ceasa pode conquistar bicampeonato na premiação da ONU

 

Em 2018, a ONU escolheu a PPP da Nova Ceasa como um dos 15 melhores projetos do mundo, sendo o único representante brasileiro selecionado para o fórum. A parceria entre o Governo do Estado do Piauí e a empresa Brazil Fruit, concessionária vencedora da licitação pública, conseguiu, em apenas três anos, reformar, modernizar e ampliar toda a estrutura física da maior central de abastecimento do Piauí, incentivando o desenvolvimento social e econômico regional.




Um dos projetos de destaque da PPP Nova Ceasa é o Banco de Alimentos, inserido na política de contrapartida social prevista na elaboração dos contratos de parcerias público-privadas do Piauí. Em 2020, foram distribuídos 250 mil quilos de frutas, verduras, legumes e cereais para famílias carentes do Piauí, atendidas em 25 entidades cadastradas, entre creches, abrigos, comunidades terapêuticas e programas educacionais.

 

A ação ajuda no combate à fome e ao desperdício de alimentos e ainda apoia as entidades beneficiadas. No Lar de Maria, que recebe crianças em tratamento de câncer, a cozinha de uma das unidades foi reformada. A associação de mães ‘Gaivotas que Voam Longe’, que atende crianças carentes de uma das áreas mais pobres da capital piauiense, ganhou uma área de lazer com campo de futebol, um antigo sonho dos idealizadores.


Fonte: ASCOM

Tags

#buttons=(Aceitar!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Leia Mais
Accept !