Governador Wellington Dias apresenta PPP da Nova Ceasa na ONU

A PPP da Nova Ceasa é o único projeto brasileiro concorrendo à premiação da ONU. A votação fica aberta até às 13h e os primeiros colocados serão anunciados nesta sexta-feira (23).


O projeto da Nova Ceasa foi apresentado pelo governador Wellington Dias, na manhã desta quinta-feira (22), no 5º Fórum Internacional PPP da Comissão Econômica das Nações Unidas para a Europa (Unece) 2021. A votação para selecionar os primeiros colocados no evento fica aberta no link https://bit.ly/VoteONU das 12h às 13h desta quinta, e os vencedores serão anunciados nesta sexta (23) às 10h, horário de Brasília. Os outros finalistas são projetos de Bermuda, China, Filipinas e Espanha.

 

Segundo o governador do Piauí, a área de parcerias público privadas (PPP) é importante para o aumento do desenvolvimento humano do estado, pois essa integração com a iniciativa privada tem um olhar não apenas de negócios, mas também social. “O estado do Piauí sempre se preocupou em priorizar as pessoas e as PPPs não fogem a isso. Aqui temos uma meta de combater a fome e o Banco de Alimentos da Nova Ceasa, por exemplo, é parte dessa rede de atendimento às pessoas que necessitam, aquelas mais pobres e vulneráveis. Trabalhamos ainda a inclusão de gênero através desse projeto que tem presença forte das mulheres, como produtoras, como empreendedoras comercializando também seus produtos”, destacou Wellington Dias durante sua apresentação.

 

Ele enfatizou também que a PPP trabalha com diálogo, acesso, preocupação e transparência, dentro das metas de desenvolvimento sustentável da ONU, além de manter o respeito com setor privado e pelos empreendedores. “Assumimos uma postura de estado colaborativo: com o objetivo de gerar emprego e renda, movimentar a economia, mas sem abrir mão da questão social e a preocupação com a saúde das pessoas”, comentou o gestor do executivo estadual.

 

Inicialmente, a PPP da Nova Ceasa foi selecionada dentre 150 projetos do mundo inteiro e no dia 19 de abril a ONU escolheu os cinco finalistas para premiação no Fórum, dentre eles o projeto piauiense. “Tivemos um período de divulgação relativamente curto, mas conseguimos um grande alcance. O evento chegou ao dia de votação com mais de 1,5 milhões de pessoas alcançadas via Facebook, mais de 12 mil visitas no site e 350 mil visualizações dos vídeos. Essa visibilidade e a validação da ONU reforçam o quanto o programa é bem estruturado e desenvolvido. Independente do resultado final, já nos consideramos vencedores”, comentou Viviane Moura, superintendente do Programa de PPP Piauí.

 

O objetivo do Fórum este ano é destacar os planos de recuperação para cidades, por meio de projetos regionais de desenvolvimento que possam atender aos desafios da construção de um novo normal. Esta é a segunda vez que a Nova Ceasa é reconhecida pela ONU, e nas duas ocasiões, foi o único projeto do Brasil selecionado para o Fórum.

 

A PPP entre o Governo do Estado do Piauí e a empresa Brazil Fruit, concessionária vencedora da licitação pública, conseguiu, em apenas três anos, reformar, modernizar e ampliar toda a estrutura física da maior central de abastecimento do Piauí, incentivando o desenvolvimento social e econômico regional. A PPP também possibilitou a criação do Banco de Alimentos, que já distribuiu cerca de 550 toneladas de alimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade.

 

Para votar na Nova Ceasa na premiação da ONU, basta acessar o link https://bit.ly/VoteONU e complete o formulário. No primeiro campo coloque seu primeiro nome; no campo seguinte digite seu sobrenome; no terceiro espaço digite seu e-mail; e por fim, coloque em ordem de prioridade os 5 projetos na disputa.

Tags

#buttons=(Aceitar!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Leia Mais
Accept !