Wellington Dias anuncia restrições em conjunto em todo o país

Em entrevista coletiva na quarta-feira, 10 de março, o governador Wellington Dias (PT) anunciou que novas medidas para conter a propagação da Covid-19 serão tomadas em conjunto pelos entes federativos.

O líder estadual pontuou que já vivenciamos uma situação de colapso nacional e no Piauí, não é diferente, sendo que 7 das oito regionais de saúde já estão no limite de abertura de novos leitos. "A primeira frase que eu tenho a dizer e que ela pode resumir o momento que estamos vivendo, é que já estamos em colapso nacional, o que estamos trabalhanddo agora é para evitar uma tragédia maior, o que vou dizer do Piauí infelizmente ébem parecido do Brasil inteiro, chegamos a uma região em que 7 das oito regionais de saúde chegamos a um limite de UTIs e chegamos a uma proporção de leitos clínicos elevados.", disse.

Com a piora no quadro epidemológico, os Estados firmaram um pacto pela vida, que será norteado por eixos como prevenção, vacinação e apoio à rede de saúde. "A constatação é que chegamos no limite e estamos num caminho, que não pode ser apenaso Piauí mais, venho conversando para que tenhamos um pacto nacional pela vida, é uma necessidade, nesse pacto pela vida também as entidades empresariais. Devo dizer que os Estados do Brasil adotaram medidas restritivas, medidas para conter o coronavírus".

Wellington Dias anuncia restrições em conjunto em todo o país

Quanto às medidas, em específico, o chefe do Poder Executivo consolida que não pode ainda detalhar quais serão as restrições em conjunto. "O que posso dizer que são os eixos que acertamos no Pacto, medidas nas 27 unidades que possam prevenir, cortar a transmissibilidade; de outro lado a celeridade da aprovação de normas para mais vacinas; e o terceiro, mais apoio para a rede de saúde, para que possamos garantir que nenhum irmão brasileiro morra numa porta de hospital, porque não tem como respirar. Já estamos num colapso na rede de saúde, o que temos que trabalhar nessa semana é como garantir uma tragédia menor, se não barra 2 mil por dia, daqui a 30 dias são 60 mil pessoas".

VACINAÇÃO

Dias sinalizou para as ariculações em torno de mais doses de vacina para conter a pandemia no país. "Foi aprovado ontem 3 milhões de doses da Astrazeneca pela Coreia, também estamos formalizando hoje para que o Reino Unido, a Astrazeneca possa cumprir um contrato com o Brasil, não entregou 15 milhões do IFA em janeiro, a solução foi a entrega de vacina pronta a partir da Serum da Índia, mas o problema é que o Governo da Índia determinou a suspensão da importação da vacina, e estamos apelando dado que o Brasil é o epicentro da pandemia no mundo, em nome da gente poder conter o coronavírus, a importância de ter uma solução, manter o cronograma até o cumprimento do calendário, de todo modo estamos dialogando com o Governo dos Estados Unidos".

Wellington Dias anuncia restrições em conjunto em todo o país

CIRURGIAS ELETIVAS

Outra medida anunciada é a restrição ainda maior nas cirurgias eletivas em todo o Estado. "Vamos colocar o Hospital da Polícia Militar como Hospital Covid-19, conversei com o Ministério da Saúde e se comprometeu com 40 respiradores, respiradores para Picos, para Parnaíba e veja, nós trabalhamos para ter o apoio da rede privada maior do que já vem sendo dado, fizemos a suspensão das cirurgias eletivas em alguns hospitais, mas agora vamos fazer um decreto para limitar ainda mais, inclusive queremos pactuar com os Conselhos de Saúde; o Estado fazendo isso assume o risco desses leitos liberados transformar em leitos Covid-19, inclusive credenciando esses leitos junto ao Ministério da Saúde".

Tags

#buttons=(Aceitar!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Leia Mais
Accept !