Mais de 200 pacientes com Covid-19 estão na fila por leitos no PI

O Piauí registrou, nesta terça-feira (30), 208 pessoas com Covid-19 à espera de leitos clínicos ou de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), de acordo com o superintendente de Alta e Média Complexidade da Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi).

Os números indicam a situação alarmante ocasionada pela alta de casos que o estado tem registrado nos últimos dias. O boletim divulgado pela secretaria na noite de segunda-feira (29) informou que o Piauí registrou 1.228 casos e 38 mortes por Covid-19 em 24 horas.

Leito de UTI (Foto: Sesapi)

Dos leitos existentes na rede pública do Piauí para atendimento à Covid-19, há 1.335 ocupados, sendo 827 leitos clínicos, 433 UTIs e 45 leitos de estabilização. No momento, são 147 leitos de código vermelho, que corresponde ao quadro de pacientes que necessitam de uma vaga em UTI, e 61 pessoas na fila por leitos clínicos.

Alderico Tavares acrescenta que a equipe médica dos leitos tem dado prioridade aos casos mais graves e que alguns leitos só são liberados após a morte de pacientes. "O médico regulador tem autonomia na hora de ver a atualização dos casos ppr leito de UTI para decidir sobre a vaga. Essa é a situação que estamos vivendo", disse.

O recesso sanitário adotado pelo governo estadual, que se estende até o domingo (4), pode ajudar a barrar a alta de contaminações. No momento, a rede de saúde de Bom Jesus, no sul do Piauí, é a única que não está colapsada e tem hoje 75% dos leitos ocupados.
Tags

#buttons=(Aceitar!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Leia Mais
Accept !