Urgente: confirmado 1° caso de piauiense infectado com a nova cepa

O primeiro caso de piauiense diagnosticado com a nova cepa da Covid-19 foi confirmado nesta terça-feira (02). Trata-se de um arquiteto que viajou para a Turquia no fim do mês de janeiro. A informação foi repassada com exclusividade para a Rede Meio Norte pelo Superintendente do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), Dr. Paulo Márcio, que já havia confirmado que a variante já estava no Piauí, assim como em todo o Brasil.

“Vou dar até uma informação em primeira mão: chegou a notícia que um arquiteto do Piauí que foi diagnosticado com a nova variante do coronavírus. Ele fez uma viagem para a Turquia e ao chegar lá apresentou os sintomas da doença. E ele ainda é o primeiro paciente da Turquia a apresentar a nova variante. Ele está lá. O diagnóstico foi feito lá e ele está sendo tratado lá”, disse.

O piauiense embarcou para o país antes do dia 23 de janeiro, quando o país suspendeu os voos provenientes do Brasil por conta do aumento de casos com a nova variante. Não há informações sobre quando ele retorna ao Piauí.

Além disso, o Laboratório Central do Piauí (Lacen) informou nesta terça (2) que foi detectado em um paciente que veio de Manaus (AM) fazer tratamento de Covid-19 em Teresina, uma variante genérica P1 do Coronavírus. No entanto, ao chegar em Teresina, o paciente já não transmitia mais a doença, pois apresentou-se com uma forma leve, e já estava com mais de 15 dias do início dos sintomas.

Os órgãos de saúde disseram ainda que foram mantidos todos os procedimentos médicos de isolamento e proteção das equipes de saúde, bem como foram realizados testes na equipe que o atendeu e não foi registrada nenhuma infecção e nem transmissão a terceiros. O paciente em questão já teve alta médica e já retornou para Manaus.

HU-UFPI (Divulgação)


Fonte: Meio Norte
Tags

#buttons=(Aceitar!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Leia Mais
Accept !