DIA DO PIAUI

DIA DO PIAUI

Teresina inicia fevereiro com apenas oito leitos de UTI Covid-19 disponíveis

Foto: Roberta Aline

A rede municipal de saúde de Teresina iniciou o mês de fevereiro com apenas oito leitos de UTI disponíveis para receber pacientes com a covid-19. A informação é do presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, que destaca que a taxa de ocupação ultrapassa a marca de 80% nos últimos dias.

Para reforçar o atendimento, o Hospital Universitário deve colocar em funcionamento mais 10 leitos destinados ao tratamento de pacientes na fase mais grave da doença.

"Temos hoje oito leitos de UTI disponíveis na rede para pacientes covid. O HU também entrará hoje com 10 leitos ofertados para rede estadual, e estamos recebendo alguns equipamentos do Ministério da Saúde, que em caso de necessidade podem ser utilizados em algum hospital para dar uma retaguarda", destaca.

Atualmente, Teresina possui apenas dois hospitais da rede municipal com leitos de UTI Covid.

No Hospital de Urgência de Teresina (HUT), a taxa de ocupação atual é de 83%, com 15 dos 18 leitos existentes ocupados. Já no Hospital do Monte Castelo, a taxa de ocupação é de 85%, com 17 dos 20 leitos existentes ocupados. Os dados são do boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde.

Ocupação de leitos COVID na rede municipal de Teresina (01.02.21)

Monte castelo:
clínicos: 76%
UTI: 85%

HUT
clínicos: 0%
UTI: 83,3%

Dirceu
Observação: (83,3%)

Promorar
Clínicos: (10%)

Parque Piauí
Observação: (20%)
Clínicos: (40%)

Mariano Castelo Branco
Observação: (0%)
Clínicos: (87,1%)

Fonte: Fundação Municipal de Saúde

O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), também afirmou nesta segunda-feira(01) que a situação delicada no que diz respeito aos leitos clínicos destinados à pacientes em tratamento com a Covid-19. De acordo com ele, a ocupação das vagas apresentou crescimento significativo durante final de semana, acendendo o alerta.

"Leitos covid de clínica médica temos uma quantidade pequena. Os pacientes clínicos evoluíram para um número muito grande este final de semana. Então, temos uma situação não muito confortável", alertou o presidente da FMS.

De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde, a taxa de ocupação total de leitos de UTI Covid-19 em Teresina é de 74%, levando em consideração todos os leitos da rede pública e privada. A capital possui atualmente 177 leitos, dos quais 131 estão sendo utilizados no tratamento de pacientes no estágio mais avançado da doença.

Fonte: Cidade Verde
Tecnologia do Blogger.
google-site-verification: google2b0840f1e7609044.html