Aos 115 anos, idosa que vivenciou duas pandemias é vacinada contra a Covid-19 no Piauí

Aos 115 anos, idosa que vivenciou duas pandemias é vacinada contra a Covid-19 no Piauí — Foto: TV Clube

Maria Araújo da Silva, de 115 anos, foi vacinada contra Covid-19 na manhã desta quarta-feira (10) no ponto de vacinação instalado em uma faculdade particular do bairro São Pedro, Zona Sul de Teresina. A vacinação para idosos com mais 90 anos no formato drive-thru na capital aconteceu por dois dias, e foi encerrada nesta quarta-feira (10).

Maria Araújo nasceu em 1906, em Agricolândia, doze anos antes do início da pandemia de gripe espanhola. Conhecida como 'Mãe das Pandemias', a gripe espanhola foi causada pelo vírus influenza A/H1N1 e matou mais de 50 milhões de vítimas entre 1918 e 1920. Segundo Deuzelina Araújo, de 66 anos, neta da dona Maria, a avó era criança e não recorda mais os tempos da primeira pandemia.


Aos 115 anos, idosa que vivenciou duas pandemias é vacinada contra a Covid-19 no Piauí

"Ela era mocinha, do interior, e lá não tinha essas coisas. Talvez tenha pegado uma gripe, mas passou", brincou a neta.

Embora seja cega e não possa andar por conta da idade avançada, Maria Araújo não possui nenhuma comorbidade. Hoje em dia, tem 21 netos, 47 bisnetos, 24 trinetos e 2 tetraneto.

"Acho que ela comeu muita comida saudável, muita coisa orgânica durante a vida. Não essa alimentação industrializada que temos hoje. Então, o segredo dela é esse: ela gostava muito de feijão", falou Cleide Araújo de 50 anos, irmã de Deuzeline e, também, neta de dona Maria.


Idosos com mais de 90 anos são vacinados contra Covid-19 em cidades pelo Piauí

Para as netas, que revezam entre si os cuidados com dona Maria, a vacina trouxe sentimentos de alívio e gratidão. "Eu sei que também tenho idade avançada, mas a minha prioridade é vacinar a vovó", disse aliviada Deuzeline.

A neta Cleide já foi contaminada pela Covid-19 e teve que passar 32 dias afastada da avó e da mãe, Margarida, de 86 anos, filha de dona Maria Araújo. Ela contou que foi difícil enfrentar a distância, mas sua preocupação de deixar seus entes queridos em segurança venceu a saudade.

"Eu me afastei. A gente não quer perder ninguém, essa doença é muito triste, perder quem a gente ama. A vovó já passou por tanta coisa... Graças a Deus ela já está vacinada", relatou.

Aos 115 anos, idosa que vivenciou duas pandemias é vacinada contra a Covid-19 no Piauí — Foto: Arquivo Pessoal

Fonte: G1 PI
Tags

#buttons=(Aceitar!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Leia Mais
Accept !