Período chuvoso contribui para aumento de conjuntivite

Casos de conjuntivite aumentam no período chuvoso | div

Começou o período chuvoso no Piauí e com ele surgem algumas infecções. Uma das mais comuns é a conjuntivite, já que com o aumento da umidade, há uma facilidade na proliferação de agentes causadores da doença. A conjuntivite é caracterizada como um processo inflamatório da conjuntiva. Essa inflamação pode ser causada por diversos agentes, desde a ação de bactérias e vírus, à ação de corpo estranho no olho.

Conjuntivite pode ser alérgica, química, traumática e bacteriana,

“Existem vários tipos de conjuntivites, a viral causada por vírus, a alérgica, a química, a traumática, a bacteriana, desenvolvida por bactérias e outras”, elenca o oftalmologista Artur Pereira Filho.

Oftalmologista Artur Pereira Filho 

Os sintomas são vermelhidão nos olhos, muita secreção, sensação de areia nos olhos, inchaço nas pálpebras e outros. A transmissão acontece principalmente pelo contato direto ou indireto, das mãos ou dos olhos com uma superfície contaminada. Desta forma, a melhor maneira de prevenir o contágio é lavando bem as mãos antes e após tocar em superfícies, uso constante de álcool em gel e evitar levar as mãos aos olhos. “Com a pandemia, esses cuidados já estão inseridos no nosso dia a dia e também ajudam a evitar outras doenças, como as conjuntivites”, explica.

O profissional ainda alerta que os sintomas podem ser confundidos com outras doenças. “Por isso, para um diagnóstico correto e um tratamento adequado, os pacientes devem procurar um oftalmologista”, pontua Artur.

Fonte:Cidade Verde 
Tags

#buttons=(Aceitar!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Leia Mais
Accept !