Números de casos de Covid-19 ainda estão em crescimento no Piauí

O número de pessoas infectadas com a Covid-19 ainda está em crescimento no Piauí, sobretudo devido ao aumento de casos no interior do estado. Os dados são do estudo matemático do Projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) que inclui dados do Hospital de Campanha Estadual (HCE).

O estudo é coordenado pelo professor do Departamento de Matemática da UFPI, Prof. Dr. Jefferson Leite. A partir da coleta de dados, elaborou-se um modelo preditivo para o avanço do número de casos e correspondentes gráficos evolutivos sobre a pandemia no Piauí. Segundo o professor, o número de casos estava estabilizando, mas voltou a aumentar.

“Mesmo Teresina diminuindo o número de casos, as outras cidades estão aumentando por conta da interiorização do coronavírus. A gente constata isso através número de reprodução R (t) do vírus, que é o tão falado R0 que estamos acompanhando. Estamos vendo que o R0 está maior do que 1 ainda, e isso é um reflexo do aumento de casos no interior”, explicou o professor.

Devido a esse aumento, o pico da Covid-19 no Piauí deve ocorrer nas próximas semanas. “A nossa previsão atual é a mesma previsão de março, feita com o isolamento perto de 50% durante um bom tempo e depois, um afrouxamento até 40%, que faz com que nossa previsão de pico seja para as próximas semanas. No gráfico, a gente percebe que o número de infectados não está muito diferente do dia anterior, está aumentando, mas não tanto, o que aponta a aproximação do pico”, disse.

Por outro lado, há a estabilização no número de óbitos devido a Covid-19. Conforme o pesquisador, isto pode ser explicado em função da melhoria dos sistemas hospitalares no tratamento do Covid-19, pois a medida que os casos foram ocorrendo os procedimentos médicos foram sendo atualizados e, consequentemente, a aprendizagem sobre o tratamento da pandemia foi se aperfeiçoando acarretando a diminuição de óbitos.


O coordenador do Projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) da UFPI que inclui o HCE, Joel Rodrigues, relatou que o estudo matemático é de extrema importância pois prevê a evolução da pandemia no estado do Piauí. “É uma grande contribuição a partir da Universidade Federal do Piauí, no contexto do Projeto de PDI que inclui o Hospital de Campanha Estadual. Tem mostrado o papel da ciência e da academia no combate ao coronavírus. Parabenizamos o professor Jefferson Leite e sua equipe pelo excelente resultado de seus estudos e de seu modelo, que tem de fato, acompanhado muitíssimo bem a evolução da doença e prestado um notável serviço ao decisôes públicos para suas tomadas de decisão”, afirmou.

O professor Jefferson Leite é membro do Comitê Científico de Combate ao coronavírus - Consórcio Nordeste e do Projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) da UFPI que inclui o Hospital de Campanha Estadual.

Fonte: Com informações da Ascom
Tags

#buttons=(Aceitar!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Leia Mais
Accept !