Bebê de 17 dias de vida se engasga com leite materno e é salvo em carro da PM

Hospital Barão de Lucena fica na Zona Oeste do Recife — Foto: Mhatteus Sampaio/TV Globo

Um bebê de 17 dias de vida se engasgou com leite materno e foi salvo por policiais militares, na noite de sábado (22), no Recife. Davi Luca Santos recebeu os primeiros socorros ainda no carro da patrulha, foi atendido por médicos e ficou em observação no Hospital Barão de Lucena, na Iputinga, na Zona Oeste. A unidade informou, neste domingo (23), que ele passa bem.

O bebê chegou ao Barão de Lucena com os PMs por volta das 23h10 de sábado. Segundo a enfermeira Poliana Sena, que fez o atendimento, Davi Luca estava sem respirar e “bastante “ roxo.

“Levamos para a sala de procedimentos e ele conseguiu chorar. Mantivemos a manobra e o menino teve um choro mais forte e foi levado para a sala de recuperação. Até hoje [este domingo] estava em observação e esperando um Raio-X para ter alta”, informou Poliana.

O salvamento do bebê teve início quando o cabo Luciano Barros e o soldado Alfredo faziam rondas por comunidades carentes da Iputinga.

“De repente, apareceu um carro buzinando e fazendo sinais de luz. Pensamos que era um crime, mas surgiram um motorista e uma mulher com a criança nos braços”, contou o cabo Luciano, neste domingo (23).

O PM disse que a mulher era Cíntia, tia de Davi Luca. Ela chorava bastante e estava desesperada com a situação. “O bebê estava gripadinho e com secreção no nariz e com a boca espumando”, lembrou.

Diante do sofrimento da tia do bebê, Luciano disse que embarcou na viatura e foi em direção ao hospital. O Barão de Lucena fica no mesmo bairro onde moram os pais da criança e onde ocorreu o resgate do menino.

“Não liguei a sirene para não assustar ainda mais o bebê. Saí buzinando e pedindo passagem. No carro, mantivemos as manobras, batendo nas costas da criança e colocando o rostinho dele para baixo”, comentou.

O PM afirmou ter vivenciado momentos de grande tensão, no trajeto até o hospital. “Eu só pensava que o menino poderia morrer na viatura. A tia chorava. Eu até pensei que era a mãe, que está em casa, ainda por causa da cirurgia do parto”, declarou.

O cabo Luciano ressaltou a ação rápida dos médicos que atenderam o menino, na emergência. “Todos foram muito importantes para salvar essa criança”, declarou.

Policiais militares salvaram recém-nascido que engasgou com leite, no Recife — Foto: PMPE/Divulgação

Outro caso

No dia 14 de agosto, outra criança que estava engasgada com leite materno foi salva por policiais militares. O menino de apenas duas semanas de vida ficou desacordado. A dupla de PMs, que fazia uma ronda, na área central do Recife, foi acionada pela população e fez os primeiros socorros.

Em nota, a corporação explicou que os policiais do 16º BPM estavam fazendo ronda na via local da Avenida Agamenon Magalhães, no bairro de Santo Amaro, na região central da capital, quando populares "desesperados pediam ajuda no socorro".

A dupla, acompanhada da avó materna do menino e da tia, seguiu para o Hospital da Restauração, no Derby, mesma região da cidade, com a criança.

No caminho, o sargento identificado como "De Lima" e o soldado Ellyson realizaram manobras de primeiros socorros e a criança retomou os sentidos e a respiração.

Tags

#buttons=(Aceitar!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Leia Mais
Accept !