Secretaria apura caso suspeito de reinfecção por coronavírus em cidade do Piauí

O caso de uma técnica de enfermagem que teria sido infectada pelo coronavírus duas vezes é investigado pela Secretaria de Saúde de Parnaíba. A médica infectologista Renata Beltrão, que integra a equipe de enfrentamento ao Covid-19 na secretaria municipal, gravou um vídeo para explicar o caso.

"A paciente que apresentou sintomas clássicos, típicos, no mês anterior, mês de abril. Ela apresentou sintomas, foi feito um diagnóstico sorológico no dia 27 que veio positivo... No mesmo dia, ela realizou um Swab que veio negativo, conforme o que deveria ser para um paciente que está no 10º dia e que acabou a fase de replicação viral e que não tem mais vírus na cavidade, não tem mais partículas que sejam detectada pela nasofaringe, por esse método. Então, nós temos um diagnóstico positivo no dia 27 de sorologia e um swab negativo, que é aquilo que se espera que o paciente tenha mesmo, assim o paciente não teria mais processo de infecção", diz a médica.

Segunda ela, a técnica se tratou, ficou assintomática, voltou para as atividades normais, mas nos últimos dias apresentou sintomas e fez um novo exame, o quarto, que veio positivo, representando uma discordância do primeiro, o que não é um padrão.

A médica afirma que não tem como garantir que houve uma reinfecção, mas que na leitura simples dos exames é isso que consta, porém um documento é elaborado para que um estudo do caso seja feito.

O objetivo é verificar se realmente houve uma reinfecção ou a recrudescência, que é o reaparecimento dos sintomas de uma doença depois de remissão temporária.

Segundo a secretária de saúde do município, testes sustentam a hipótese de reinfecçãoReprodução/Instagram

Tags

#buttons=(Aceitar!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Leia Mais
Accept !