Ministra Damares conhece de perto trabalho de hospital no Piauí contra o coronavírus


A 240 quilômetros de Teresina (PI), em Floriano, um protocolo de tratamento aplicado no Hospital Regional Tibério Nunes contra a Covid-19 tem chamado a atenção pelos resultados alcançados. Para conhecer esse trabalho, a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, foi até o município, nesta quinta-feira (14), e reuniu-se com o prefeito da cidade, secretário municipal de saúde, médicos e visitou a unidade de saúde. 

Pelo método adotado no hospital, o diagnóstico precoce é essencial para o sucesso no tratamento, que envolve o uso controlado de hidroxicloroquina, azitromicina e corticóides de acordo com o estágio da doença. Assim, os médicos têm conseguido conter as primeiras fases da Covid-19 e evitar evolução à etapa em que o paciente precisa de ventilação mecânica e internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). 

“Saímos impactados com o que vimos aqui: a união de forças e o trabalho começando desde a atenção básica. Estamos levando oficialmente o protocolo que está sendo aplicado aqui para que ele seja apresentado para todo o Brasil”, disse a ministra. 


Damares disse que ouviu o relato de resultados positivos alcançados pelo tratamento e soube que diversos médicos têm buscado informações sobre o protocolo aplicado em Floriano. “Os resultados aqui alcançados são incontestáveis”, avaliou Damares. 

A ministra destacou a integração das equipes de atenção básica à saúde e do hospital regional como um dos fatores que contribuiu para os bons resultados no município. “Temos que copiar esse modelo da junção de forças e o investimento na atenção básica, e ouvir os médicos”, afirmou. 

O método adotado no Hospital Regional Tibério Nunes contou com a orientação da médica piauiense Marina Bucar Barjud, que trabalha no combate à doença no Hospital HM Puerta del Sur, em Madrid, na Espanha.

Fonte: Governo Federal
Tags

#buttons=(Aceitar!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Leia Mais
Accept !