Estátua do Padre Cícero em Juazeiro do Norte ganha máscara em alerta contra pandemia de coronavírus

Inaugurada há 50 anos, a estátua do Padre Cícero, cartão-postal de Juazeiro do Norte, recebeu uma máscara facial para conscientizar a população sobre a importância de adotar este item de proteção durante a pandemia da covid-19. O adereço de cor azul foi colodado, na tarde desde sábado (09), na Colina do Horto, onde está erguido o monumento de 27 metros de altura. A instalação contou com a ajuda de um carro do Corpo de Bombeiros e três militares.

Esta é a primeira vez, em meio século de história, que a estátua do fundador da cidade recebe uma nova ornamentação. A máscara foi projetada pelo estilista Wellington Vieira, que inicialmente foi até a colina do Horto tirar as medidas. “A partir daí fizemos um estudo sobre qual material usar”, conta. 

Com mais quatro pessoas, integrantes de um terreiro de candomblé, Wellington confeccionou a máscara com tecido poliéster de quase três metros de largura. “Ideal para resistir à chuva, sol”, pontua. Após receber a proposta, o estilista acredita que foi um desafio. “A gente sabe que as pessoas de Juazeiro e do Cariri tem uma fé enorme, principalmente na figura do Padre Cícero”, exalta Wellington. 

A ação atende a uma sugestão de muitos moradores e romeiros que visitam a cidade, segundo o prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra. “As pessoas pediram que desse visibilidade ao uso da máscara. O impacto de ver o Padre Cícero com a máscara é uma ação que vem beneficiar a todos”, acredita. 

Outros monumentos de Juazeiro do Norte de figuras religiosas ou históricas da cidade, como Frei Damião, São Francisco e Seu Lunga, também receberão as máscaras de proteção. “A ideia é sensibilizar toda a sociedade”, justifica o secretário de Desenvolvimento Social e Trabalho, Sandoval Barreto. 

Foto: Edilson Freitas 

Eventualmente, por conta de campanhas nacionais de Saúde, a estátua do Padre Cícero ganha cores como o rosa e azul, que representam o “Outubro Rosa”, mês de prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero, e o “Novembro Azul”, período de conscientização no diagnóstico precoce do câncer de próstata, respectivamente. Esta ação é feita através de refletores que iluminam a escultura no período noturno. 


Fonte: Diário do Nordeste


Tags

#buttons=(Aceitar!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Leia Mais
Accept !