Covid-19: Hospital Estadual de Esperantina ganha cinco leitos de estabilização


Como parte do planejamento de contingência de combate ao novo coronavírus (Covid-19) no interior do Estado, o Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), deu início, nesta sexta-feira (29), à instalação de uma sala de estabilização com cinco leitos de unidade semi-intensiva no Hospital Estadual Dr. Júlio Hartman. A ação é resultado de uma articulação do deputado estadual Francisco Limma (PT) e da prefeita Vilma Amorim (PT) na última reunião do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Território dos Cocais, o CITCOCAIS, ocorrida na quinta-feira (28).

Os novos leitos serão equipados com instrumentos de suporte avançado necessários para atendimentos de pacientes em situação crítica provocada pela Covid-19. Até segunda-feira (1º) a montagem dos equipamentos deverá ser concluída para uso. Todos os leitos contarão com ventiladores mecânicos, que são respiradores desenvolvidos para proporcionar ar aos pacientes que apresentarem dificuldade respiratória.

De acordo com o deputado estadual Francisco Limma (PT), o objetivo do planejamento estratégico é reforçar a rede de saúde também no interior do Estado para auxiliar no enfrentamento da Covid-19.

“Na última semana, articulamos a aquisição de camas elétricas, computadores e ar-condicionados para Esperantina. Agora, estão sendo montados os leitos de unidade semi-intensiva no Hospital Estadual Dr. Júlio Hartman. Resultado de um trabalho conjunto que possibilita atendimento digno à população esperantinense e também dos municípios da região dos Cocais. Sigo acompanhando os municípios nas suas demandas, principalmente com a interiorização dos casos da Covid-19”, conta o parlamentar.

A prefeita Vilma Amorim (PT) afirma que os novos equipamentos chegam para fortalecer a rede de saúde em Esperantina. “No que está dentro das atribuições do município, ampliamos o atendimento médico nas unidades de saúde e já temos um Centro de Triagem para os casos da Covid-19. Além disso, a instalação do SAMU avançado em Esperantina foi de extrema importância para garantir o transporte adequado e seguro dos pacientes, caso necessário. Agora, conseguimos junto ao governador Wellington Dias e com o apoio do deputado Limma, trazer novos leitos de estabilização para o Hospital Dr. Júlio Hartman. Estamos na torcida para que ninguém apresente sintomas graves, mas se ocorrer, estaremos prontos para dar o suporte necessário. Nesse sentido, reforço o pedido para que a população fique em casa, use máscara e previna-se”, orienta. 

O Hospital Estadual Dr. Júlio Hartman, em Esperantina, é referência em atendimento de saúde para os 13 municípios da região dos Cocais, e também para pacientes vindos de outras cidades do Estado.

Fonte: Cidade Verde
Tags

#buttons=(Aceitar!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Leia Mais
Accept !