Após abrir caixão em velório, família contrai covid-19

Em um velório realizado na cidade de Cairu, localizada no sul da Bahia, membros de uma família decidiram quebrar o lacre do caixão de um parente morto por coronavírus, resultando em uma infecção generalizada após contrariarem as recomendações da Secretaria Municipal de Saúde local. O prejuízo resultou em cinco contaminações entre os integrantes, que testaram positivo para a covid-19, do total de 12 pessoas que estavam presentes durante a cerimônia. As informações são do site Mega Curioso.

A morte, registrada como síndrome respiratória aguda no dia 7 de maio, segundo passado pela Santa Casa de Valença, foi negada pela família, que se recusou a decretar o falecimento pela doença indicada, acreditando que a fatalidade foi mais uma em detrimento do coronavírus. Com a confirmação posterior, então, do resultado positivo para covid-19 da vítima, foi necessário realizar exames em todos os integrantes que estavam no momento do velório.

Os resultados oficiais foram emitidos no dia 12 de maio, determinando que cinco familiares que estavam no local foram contaminados. Acredita-se, dessa forma, que a infecção tenha ocorrido logo após a abertura do caixão que, segundo a prefeitura, havia saído lacrado do hospital, mesmo após os parentes da vítima receberem “todas as informações para realização do sepultamento seguro, bem como das normas sanitárias indicadas pelos órgãos responsáveis."

Reprodução

“A equipe de Vigilância Epidemiológica do município está tomando todas as providências para realização do monitoramento das pessoas próximas à vítima, assim como das medidas de segurança e prevenção necessários", informou a prefeitura, em nota. "Enfermeiros, técnicos de saúde, psicólogos e assistente social da rede municipal de saúde estão oferecendo todo apoio à família e amigos da vítima. A Secretaria de Saúde lamenta pelo falecimento e deseja conforto aos familiares neste momento difícil.”

As medidas de isolamento e contenção social foram implementadas rigorosamente após a chegada do vírus no pequeno município baiano, com cerca de 20 mil habitantes. Dos mais de 6,2 mil casos confirmados de coronavírus na Bahia, que resultaram em 225 mortes, a cidade registrou seis contaminados até o momento, com uma morte confirmada, enquanto mais de 30 situações estão sendo observadas.

Quanto à família que estava presente no velório, todos os integrantes encontram-se, atualmente, em isolamento domiciliar.
Tags

#buttons=(Aceitar!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Leia Mais
Accept !