Barras | Prefeitura implanta Plano de Contingência de enfrentamento do Coronavírus


A Prefeitura Municipal de Barras, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, elaborou um próprio Plano de Contingência para enfrentamento da pandemia do Coronavírus no município. Por meio dele, serão implantadas todas as ações que devem ser tomadas e a estrutura de comando correspondente a ser configurada, em cada nível de resposta de enfrentamento a essa doença.

Dentre os pontos focais, o plano promove a criação do Comitê Operacional Executivo (COE), que será encarregado de conduzir a execução do plano de contingência, sendo composto por técnicos especialistas nas mais diversas áreas de saúde da Secretaria Municipal de Saúde e do Hospital Leônidas Melo, com o apoio da Coordenadoria da Vigilância em Saúde do município de Barras.

A gestão municipal organizou ainda as ações de saúde pública em duas fases. A primeira é a de Contenção, que já tem ocorrido e se intensificará ainda mais. Nela a atenção à saúde possui mais ações do que a vigilância, como o abastecimento de Equipamentos de Proteção individuais, definições para a rede de urgência e emergência, quarentena domiciliar para casos leves e estratégia de monitoramento domiciliar para evitar a ocupação de leitos desnecessariamente.

Já a segunda fase trata-se da Moderação, tem início a partir do registro de 100 casos positivos do novo coronavírus. A partir deste momento, não se realizarão teste de todos os casos, apenas de casos graves em UTI. 

Assim, medidas de atenção hospitalar para os casos graves e medidas restritivas

individuais de isolamento e quarentena domiciliar para os casos leves serão adotadas para evitar óbitos e o agravamento dos casos.

Estrutura de atendimento

Para o enfrentamento da pandemia do coronavirus, a Secretaria Municipal de Saúde organizará seu trabalho a partir de formação de times de resposta rápida. Cada um deles terá funções específicas para alcance do principal objetivo, que é o controle da infecção pelo coronavírus. 

Serão também organizadas três unidades de referência para atendimento

de urgências de sintomáticos respiratórios, realizando uma escala envolvendo

todos os profissionais de saúde. Esses profissionais serão escolhidos de locais extremos do município para que facilite o acesso para toda a população. 

E para eventuais dúvidas da população, serão disponibilizados atendimentos por telefone com os profissionais médicos impossibilitados de entrar na escala da unidade referência, devido a comorbidades e idade. Além de prestar informações, esses profissionais de saúde poderão também, por telefone, realizar renovação de receitas.

Outras medidas

Além desse plano de contingência, o prefeito Carlos Monte já havia publicado dois decretos, um colocando o município em situação de emergência de saúde pública, e o outro estabelecendo medidas de proteção, como a quarentena e o fechamento de estabelecimentos comerciais e de atendimento ao público. 

CONHEÇA O PLANO COMPLETO CLICANDO AQUI


Tags

#buttons=(Aceitar!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Leia Mais
Accept !