Barras | Prefeitura informa que velocidade de elevação do nível do rio Marataoan diminuiu

A Prefeitura de Barras informa que o rio Marataoan não apresentou volumes de chuva significativos na bacia nas últimas 24 horas, diminuindo assim a velocidade de elevação do nível das águas. Os dados são do boletim do Sistema de Alerta da Bacia do Rio Parnaíba divulgado nesta quinta-feira(26). 
Dando proteção social a muitas famílias e buscando minimizar os efeitos das chuvas intensas, ao longo do mês de março o prefeito Carlos Monte montou junto ao seu secretariado estratégias de enfrentamento a enchente.  Até o dia 25 de março, o gabinete da crise da prefeitura identificou em visita domiciliar um total de mais 4.300 famílias em situação de vulnerabilidade nas áreas ribeirinhas nas áreas urbana e rural de Barras. 

Foram removidas 56 famílias para abrigos comunitários e 225 famílias para casas de família acolhedora, sendo catalogadas mais de 343 famílias que ficaram desalojadas e saíram por conta própria. Ao todo, mais de 623 famílias tiveram que abandonar seus lares por aumento do nível dos rios e chuvas intensas em Barras. As cheias afetaram mais 15.000 pessoas na zona urbana e deixaram aproximadamente 3.000 pessoas isoladas na zona rural.
Também têm sido disponibilizadas para as família desabrigadas suporte em ajuda alimentar, material de limpeza, dentre outros benefícios; acolhimento imediato em condições dignas e de segurança, observando as especificidades dos grupos étnicos, ciclos de vida, deficiências, dentre outras situações específicas; a criação de alojamentos provisórios, quando necessário; a  Identificação de perdas e redes de apoio para prover as necessidades detectadas; a promoção e inserção na rede socioassistencial e o acesso a benefícios eventuais; e serviços médicos em abrigos. 
Todas as áreas de risco têm sido monitoradas diuturnamente pelas equipes técnica do Corpo de Bombeiro, Defesa Civil e GAV. A atualização sobre o nível das águas dos rios e sobre as famílias afetadas pelas enchentes será emitida pela Prefeitura de Barras nos meios de comunicação oficiais e na imprensa.

Acesse mais http://barras.pi.gov.br/artigo/prefeitura-de-barras-informa-que-velocidade-de-elevacao-do-nivel-do-rio-marataoan-diminuiu
Tags

#buttons=(Aceitar!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Leia Mais
Accept !