Especialista alerta para chuva forte no final de semana no Piauí

O climatologista Werton Costa alerta para o grande volume de chuva que deve atingir Teresina e região metropolitana neste final de semana. Em entrevista ao Portal Douglas Cordeiro, o especialista disse o oceano Atlântico está quente e isso causa formação de nuvens carregadas.

"Nessa transição de verão para outono ela se caracteriza por volumes consideráveis, a gente já tem uma tradição da segunda quinzena do mês de março que apresentaram alguns volumes expressivos, o oceano Atlântico está bem aquecido e mar quente é mar que evapora e forma nuvem. A modelagem nacional vem apresentando uma concentração de chuva nesse final de semana no espaço entre a grande Teresina e o vale do Longá, o que significa que nós teremos algumas pancadas posicionadas por municípios que já estão com algum problema: Barras, Batalha, Esperantina... temos que pontuar que o impacto da estação chuvosa se dá diretamente mas também indiretamente. Não é aquela chuva que cai na sede do município que causa transtorno, mas aquela chuva que cai nas cabeceiras dos rios e de forma indireta vai impactar nas cidades, ajustando-se nessas cidades que estão na parte mais baixa das bacias e sub-bacias. Então no caso específico da bacia do Longá é o que acontece, no Ceará está chovendo muito, mês passado no Ceará choveu mais de 50% acima da média e essas águas chegam nos afluentes dos nossos rios, sobretudo o Poti e o Longá. Por ser uma região muito baixa, a população sofre no período chuvoso", disse Werton Costa.

Muitas cidades já estão sofrendo com as cheias dos rios, principalmente no norte do Piauí. Em consequência disso, muitas famílias tiveram que sair de casa por causa dos alagamentos. Alguns municípios vão receber um volume expressivo de chuva nesse sábado (14/03) e domingo (15/03).

"São os municípios próximos da grande Teresina, principalmente no norte, como Campo Maior, José de Freitas, União, Miguel Alves, Castelo do Piauí. Ao sul temos Demerval Lobão e Monsenhor Gil. Temos as combinações de calor por conta das temperaturas elevadas para a média do período e isso facilita a formação de nuvens. Teremos chuvas também no litoral, nos Cerrados, no sertão, mas o restante como falei serão as mais afetadas pelas chuvas nesse Final de semana", informou o climatologista Werton Costa.

Alguns municípios vão receber um volume expressivo de chuva nesse sábado e domingo

Fonte: Portal Douglas Cordeiro 
Tags

#buttons=(Aceitar!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Leia Mais
Accept !