Após recuar 1 metro, nível do Rio Longá volta subir


Após recuar em pouco mais de um metro e meio do pico de 8,42m nos últimos 7 dias, o nível do Rio Longá voltou a subir desde a quinta-feira (19/03) no município de Esperantina. As águas subiram quase 1 metro nas últimas 24 horas. Com informações do RevistaAZ.


As fortes chuvas das últimas horas registradas na bacia do rio Parnaíba causaram mais elevação dos rios. De acordo com o boletim emitido na manhã de sexta-feira, (20/03), pelo Sistema de Alerta da Bacia do Rio Parnaíba, operado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), nesta madrugada ocorreu o transbordamento dos rios em Luzilândia (PI) e Teresina (PI), no rio Poti, e há previsão de agravamento da cheia em municípios que estão em situação de inundação.

De acordo com o engenheiro hidrólogo da CPRM, Claudio Damasceno, é preciso a atenção das autoridades quanto as ações de remediação a serem adotadas tendo em vista a persistência do quadro de inundação em Barras, Esperantina e Luzilândia nas próximas horas, da mesma forma na capital do Estado tendo em vista o atingimento da cota de inundação pelo rio Poti.


AGRAVAMENTO DA CHEIA – Fortes chuvas elevaram o rio Marathaoan em Barras (PI) em 42 cm nas últimas 24 horas e a previsão é alcançar uma lâmina de inundação de 71cm nas próximas 8 h. O rio Longá em Esperantina também apresenta tendência de elevação acentuada nas próximas horas. A cota esperada para às 15h30 é 7,88 m, portanto devendo ficar com uma lamina de inundação de 48 centímetros.
Tags

#buttons=(Aceitar!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Leia Mais
Accept !