Fim de festa...



Nada há de mais melancólico do que fim de festa. As duas paisagens, a exterior e a interior, geralmente são desoladoras. Foi bem isso que eu ouvi no outro dia. Tive de voltar na manhã seguinte ao local do crime e quase não acreditei no que ouvi. Um rato incomodado atravessou o salão solitário e silencioso e ganhou a rua por uma das portas entreaberta. 

Depois de uma festa, é difícil haver alguém que não sinta um pouco de remorso do que presencia. Tantos são os excessos que o espírito festivo justifica. Durante a festa, o tradicional lava pé com whisks importado de deixar um pobre eleitor sonhando com aquela vontade de também se sentir importante. Empurra para um amanhã nem sempre provável todas as preocupações com a saúde, educação e melhoria de vida, já que o instante é de euforia.

Depois dela, da festa, aquele peso na bexiga, uma tremenda indisposição que nos faz sentir como um navio encalhado em banco de areia que se desfaz quando alguém resolve mijar quase nos pés do povo, fazendo com que quem se enbriagou pensasse que estava chovendo. Ontem me pareceu uma noite sem brigas, humilhações, arrogâncias ou agressões. Não houve combate, o palco não virou ringue e mais uma vez as apostas foram feitas no boa noite cinderela dado ao povo.

A consciência, então... como é que a consciência fica? Algumas pessoas, quanta ingenuidade. E se orgulham desta autenticidade. Algumas pessoas, umas poucas. Felizmente. Porque a maioria, por instinto de sobrevivência, são as que mais têm do que se arrepender depois de uma festa. 

Leitor apressado, não me acuse de ser contra as festas só por ter feito as considerações acima. Por pior que seja uma festa, ela é o condimento necessário para os dias e noites brancos que temos de atravessar nesta vida. O que seria do mundo sem um dia de ressaca moral. Mas o mais ridículo de tudo, são os propósitos, sempre os mesmos, sempre repetidos e jamais alcançados. E por uma razão bem simples: a única coisa que muda é a foto do santinho ou cartaz pregado na parede. Muito obrigado agora é só esperar pela feira do agronegócio. 

Tags

#buttons=(Aceitar!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Leia Mais
Accept !