Em Batalha, "pé de cuscuz" faz qualquer motorista parar para uma foto


A ideia de 'b r o bró' geralmente é a de período difícil marcado pelas altas temperaturas, tempo seco e nada de chuva. Mas o período tem o seu lado postivo. É justamente durante essa época que florescem os famosos ipês, árvore típica do sertão nordestino cuja exuberância consegue dar mais vida à paisagem sertaneja.


Em Batalha, no Norte piauiense, os moradores aguardam com ansiedade a florada de um ipê amarelo, que muito mais que uma árvore qualquer, já se transformou num dos principais símbolos e cartões postais da cidade. Nas redes sociais, principalmente no Instagram, não faltaram registros, um mais belo que o outro, deste que é um dos mais conhecidos e mais belos ipês de todo o Piauí.

A população fica na expectativa para a florada durante todo o b r o bró, mas é somente no fim do mês de novembro que o espétaculo começa com o aparecimento das primeiras flores. Carinhosamente, recebeu o apelido de "pé de cuscuz", devido à aparência que a sua copa frondosa e amarela tem com um cuscuz depois de pronto.

Mas é preciso ser rápido, pois as flores caem muito rapidamente. Acontece de ter anos em que ele nem chega a florescer quando as chuvas chegam com antecedência, pois o ipê é uma espécie adaptada às altas temeperaturas e ao tempo seco típicos do semiárido nordestino, nos dando uma lição de que mesmo em tempos difíceis é possível florescer e se manter vivo. Tudo depende da nossa capacidade de adaptação às adversidades. Sem dúvidas, o principal ensinamento da natureza para enfrentar as dificuldades.


Tags

#buttons=(Aceitar!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Leia Mais
Accept !