Confirmado 5º caso de mormo e animal será sacrificado no interior do Piauí

O município de União teve o primeiro caso de mormo confirmado pela Agência de Defesa Agropecuária do Piauí, a ADAPI. A doença infecto-contagiosa atinge equinos outros animais e o homem. Este é o quinto caso confirmado no Piauí.


Os outros casos foram na capital Teresina e em Altos. Nesta quarta-feira (02) será enviada uma equipe para o local onde será feita a coleta e o material será enviado para laboratório em Recife.

Em União, o caso foi registrado em uma propriedade rural e uma égua teve que ser sacrificada para controle da doença.

Segundo a ADAPI, estão sendo feitos testes em animais das propriedades vizinhas, para descartar novas infecções.

O que é a doença:

Mormo ou lamparão: doença infecto-contagiosa que acomete os equídeos (cavalos, burros e mulas), e pode ser transmitida eventualmente a outros animais e ao homem. É causada pela bactéria Burkholderia mallei, e pode ser transmitida pelo contato com animais infectados.

Transmissão: a bactéria entra no organismo através da pele e das mucosas dos olhos e nariz. Profissionais que manejam estes animais, ou manipulam amostras contaminadas (veterinários, tratadores de equinos, funcionários de abatedouros e laboratoristas), têm maior risco de contrair a doença. 

Sintomas no homem: Os sintomas no homem são febre, dores musculares, dor no peito, rigidez muscular e cefaleia. Podem ainda ocorrer lacrimejamento excessivo, sensibilidade à luz e diarreia.
Tags

#buttons=(Aceitar!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Leia Mais
Accept !