Governadores decidem criar Nordeste Conectado e divulgam Carta

Reunidos em Teresina, nesta quarta-feira (21) e quinta-feira (22), no Blue Tree Rio Poty Hotel, no bairro Ilhotas, na zona Sul da capital piauiense, os governadores Wellington Dias , Camilo Santana (Ceará), Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte), João Azevedo (Paraíba), Rui Costa (Bahia ) , Belivaldo Chagas (Serrgipe), Flávio Dino (Maranhão), Rui Costa, da Bahia e coordenador do Consórcio do Nordeste, e os vice-governadores Luciana Santos (Pernambuco) e Luciano Barbosa (Alagoas), decidiram aprovar o Projeto Nordeste Conectado, com 40 quilômetros de fibra óptica e internet banda larga em 1.500 municípios da região.


“É uma integração de comunicação em toda a região, interligando todas as redes nas universidades, da Agência Nacional de Telecomunicação (Anatel) e do setor privado para chegarmos onde não chegamos ainda como comunidades e povoados”, afirmou Dias.

Os governadores decidiram pela implantação da Universidade Aberta do Nordeste para oferecer cursos superiores à distância.

Os governadores elaboraram a Carta de Teresina onde reivindicam que o Governo Federal medidas para o controle da crise do país e feio na queda do Fundo de Participação do Estado (FPE) 

Wellington Dias declarou que os governadores do Nordeste decidiram ter um estreitamento com o governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL), através da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e do ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República. General Ramos.

A Carta de Teresina aponta que os governadores do Nordeste têm grande preocupação com a economia porque ao estados estão vivendo momentos críticos porque no mês de agosto foi sinalizada uma situação delicada em que o país esperava crescer em 2019 cerca de 3,5% e as projeções de hoje mais otimistas apontam crescimento neste ano de 0,8%.

Wellington Dias afirmou que houve uma queda de 25% no FPE de janeiro ao mês de agosto em relação ao mesmo do ano passado.

“Isto precisa ser tratado com muito zelo e carinho”, falou Wellington Dias.


O governador do Maranhão, Flávio Dino (PC do B), afirmou , ao chegar no Fórum de Governadores do Nordeste que o presidente Jair Bolsonaro tem uma postura de conflito. Ele negou que o Nordeste defenda o separatismo.

Em Teresina para a primeira reunião do Consórcio Nordeste, os governadores da região fecharam uma agenda de viagens internacionais, sendo que a primeira é para a Europa, para viabilizar recursos para os nove estados.

"O presidente Jair Bolsonaro tem mantido até aqui uma atitude com os estados e movimentos sociais voltada para a dimensão do conflito. Acredito que o conflito tem hora e lugar para acontecer. É imprescindível ampla união, do governo federal e estados. Faço um apelo para o diálogo onde seja possível separar divergências políticas", declarou Flávio Dino.

Flávio Dino afirmou que o Consórcio do Nordeste é uma instituição de desenvolvimento para a região e ressaltou parcerias com o governo do Piauí. Segundo ele, o Nordeste está unido e é fundamental que o país retome o desenvolvimento.

Sobre a crítica do presidente que, em discurso na semana passada no município de Parnaíba, disse que em 2020 vai varrer comunistas, Flávio Dino disse que é uma atitude antidemocrática de Bolsonaro.

"Sempre achamos que nenhum político pode se pretender autoritariamente, de modo ditatorial e achar detentor do monopólio da população. Nós respeitamos a soberania popular. Mesmo o verbo varrer e eliminar são antidemocráticos. Nós repelimos muito firmemente e desejamos que governo e oposição são importantes para democracia", falou Dino.

O coordenador do Consórcio do Nordeste, Rui Costa, afirmou, em entrevista coletiva, que os governadores da região fecharam uma agenda de viagens internacionais para viabilizar recursos para os nove estados.

Segundo ele, o Consórcio do Nordeste lançou edital de licitação para a compra de medicamentos e equipamentos hospitalares forma compartilhada.

"É uma oportunidade de visitar alguns países com pagamentos de taxas negativas e há recursos disponíveis. É preciso apresentar bons projetos", afirmou Rui Costa.

Ele disse que é preciso ter preocupação com o meio ambiente, principalmente no que diz respeito ao saneamento e esgoto.

Segundo Rui Costa , a região Nordeste é um polo de energia solar e eólica e com muitas obras de infraestrutura como ferrovias, pontes e mobilidade urbana.

A reunião teve início às 14h40 no Blue Tree Towers Rio Poty com a presença de 6 governadores e dois vices.

O governador Wellington Dias disse que nesta quinta-feira (22) os governadores apresentarão um Mapa de Oportunidades para a região para os investidores árabes e chineses.

Há um acordo para que os estados abram um escritório de negociação na China em busca de investimentos.

Um dos primeiros pontos tratados é a missão europeia onde os governadores vão visitar a Alemanha, Itália e Espanha para buscar investimentos.

O turismo foi discutido como gerador de emprego no Nordeste com foco em uma rede de hotelaria e voos nacionais e internacionais para a região.

Na área de segurança, os governadores criaram um sistema de segurança onde possa ser formada uma força regional com oficiais militares e civis para atuar em qualquer estado da região.

Na saúde, os governadores criaram o Programa Mais Médicos Nordeste e como suprir a demanda de profissionais em vários municípios.

Carlos Gaba, ex-ministro da Previdência e secretário executivo do Consórcio Nordeste, apresentou um plano de trabalho para a missão na Europa.
Tags

#buttons=(Aceitar!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Leia Mais
Accept !